sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Histórico da escola.

Galerinha encontrei umas raridades da nossa amada escola <3

A E.M.E.F Machado de Assis foi fundada em 1891, com o nome "Comunidade Escolar Itapocuzinho" e seu primeiro mestre foi o Sr. Gustavo Doubrawa, que começou a lecionar em 1892 continuando esta tarefa por mais sete anos.
O prédio foi construído na frente da Igreja Evangélica, como de costume na época, onde as escolas eram construídas ao lado das Igrejas. Seu primeiro presidente foi o Sr. Jorge Rau.




Essa é uma das primeiras turmas da escola '0'
Esse é o segundo prédio da escola, mas foi demolido antes de 2000 :'(


Em 13/08/1931 recebeu como doação da família de Germano Sacht um terreno com 10.000 m², cuja finalidade era oferecer moradia e terra para cultivo de produtos agrícolas, aos professores que aqui vinham lecionar. Mais tarde, o então prédio foi substituído por outro maior.
O bairro era chamado Itapocuzinho. Foi se desenvolvendo e o número de alunos aumentando. Foi necessário substituir o prédio por outra construção.
A partir de 05/05/1945 a Escola Isolada Estrada Itapocuzinho, passou a chamar-se Escola Municipal Machado de Assis em homenagem ao grande escritor brasileiro.
Os antigos prédios permaneceram apenas na lembrança, por muitos que lá adquiriram sua formação básica de 1ª a 4ª série.
A sociedade escolar doou em 21/06/85 a terra para a rede municipal de Jaraguá do Sul/SC. Criou-se o Pré-escolar Castelinho da Criança, em 28/11/85. Em 1986 a escola foi transferida onde, em terreno próprio, foi ampliada com 2 salas de aula, cozinha e secretaria.
Em 2/2/93 com o funcionamento do 1º Grau de 5ª a 8ª série transformou-se na Escola Básica Machado de Assis.
Em 1994, pelo Decreto nº 2.915/94, a Escola passou a denominar-se
Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis.” 

A E.M.E.F. Machado de Assis” situa-se no bairro João Pessoa, colonizado basicamente por imigrantes alemães e italianos por volta de 1880.
A partir da década de 90 o bairro sofreu um crescimento populacional considerável, o qual vem apresentando um crescimento significativo em todas as áreas.
Para conhecermos melhor a realidade em que nosso aluno está inserido, encaminhamos para cada família um questionário com informações pertinentes a vida escolar do mesmo, cujos dados coletados formaram o perfil das 488 famílias que compõem esta comunidade. Retornando 408 dos questionários enviados, sendo a tabulação realizada conforme o dado de cada questão.
No que se refere ao tempo de residência nesta comunidade percebe-se que a realidade não se difere da do município (em função da grande oferta de emprego), prova disto é que atualmente 32,6% das famílias dos alunos residem em nosso bairro há menos de quatro anos. Outro fator que nos chama atenção é de que somente 13,7% das famílias moram entre 20 e 30 anos os quais caracterizam os descendentes dos colonizadores.
Através da pesquisa verificamos que 30,8% dos pais dos alunos têm o ensino fundamental completo e 33,2% o ensino médio, denotando um nível satisfatório de escolaridade. Porém verificamos que apesar deste nível, apenas 41% dos pais acompanham diariamente a vida escolar (cadernos, deveres, agenda...) dos filhos, assim como, apesar de garantirmos 200 dias letivos aos alunos, somente 49,7% dos pais freqüentam a escola mais de três vezes ao ano, deduzindo ser conseqüência da elevada taxa de pais que trabalham fora (93,5% sendo 70,8% com registro em carteira).
Destes pais trabalhadores constatamos que 61,3% dos mesmos não ultrapassam a faixa de três salários mínimos mensais no rendimento familiar, o que torna precária a vivência familiar tratando-se de Jaraguá do Sul, onde o custo de vida é elevado. Frente a esta realidade ainda 28,4% das famílias não possuem casa própria mesmo considerando a oferta de moradias populares (Conjuntos habitacionais). Apesar destes dados, 90,7% das famílias tem televisão, 56,1% possuem computador, porém 32,6% com internet. A leitura predominante na família são os livros, os quais semanalmente são emprestados pela escola aos alunos, jornal e revistas. Um índice muito baixo de famílias possui assinatura de jornais e revistas.
Os tipos de lazer em nossa comunidade, giram em torno de visitas ou encontros familiares, seguindo de praia, parquinho entre outros, verificando que teatro e cinema poucos que tem acesso. As religiões predominantes são Católica (71%), Evangélica (18,3%), Luterana (10,6%), constatando ainda Testemunha de Jeová, Adventista e Budista. Um dos desafios da unidade escolar vem a ser o resgate da presença dos pais nos mais diversos momentos letivos, bem como a conscientização da importância na participação da vida escolar dos filhos e do pequeno investimento mensal na escola já que 46,5% das famílias ainda não colaboram com a contribuição espontânea mensal.

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